Ben Healy ganhou quinta etapa e os primeiros chegaram todos juntos
Corpo do artigo
João Almeida manteve a camisola amarela na Volta ao País Basco a um dia de terminar a corrida do World Tour, com a quinta etapa, ganha por Ben Healy em fuga, a nada alterar nas primeiras posições da geral individual.
A UAE Emirates controlou por completo os 172,3 km entre Urduna e Guernica, vigiando à distância uma fuga de seis ciclistas com alguns nomes famosos, como Julian Alaphilippe, Pello Bilbao e Warren Barguil. Membro desse grupo, Bruno Armirail, aproveitaria para conquistar a camisola da montanha, enquanto Ben Healy, isolando-se a 55 km da meta, faria uma exibição a solo até final, sem vantagem que fosse ameaça para a amarela do português.
Florian Lipowitz, da Red Bull-Bora e terceiro da geral, ainda atacou numa das últimas subidas do dia, mas não foi muito longe.
Healy terminou com 1m47s de vantagem para Axel Laurance, que fugiu no último quilómetro, e com 1m48s para o primeiro pelotão, no qual estava João Almeida, que finalizou na 19.ª posição.
O português lidera com 30 segundos de vantagem sobre Max Schachmann (Soudal-Quick Step), 38s sobre Lipowitz, 49s sobre Ilan van Wilder (Soudal) e 50s sobre Mattias Skjelmose (Lidl-Trek) quando falta a etapa-rainha, a disputar este sábado.
Os 153,4 km com partida e chegada a Eibar vão ter sete contagens de montanha, três delas de primeira categoria, terminando após uma rampa de 460 metros inclinados a 10,4%. Caso mantenha a camisola amarela, João Almeida será o primeiro português a vencer uma das corridas mais prestigiadas do calendário e que apenas teve um ciclista nacional no pódio, Joaquim Agostinho, terceiro em 1976.