Português da UAE Emirates brilhou no contrarrelógio e é candidato ao triunfo final
Corpo do artigo
Max Schachmann venceu o contrarrelógio de abertura da Volta ao País Basco, mas vestiu a camisola amarela tendo o mesmo tempo que João Almeida, pois o português terminou os 16,5 km a apenas 0,54 segundos do alemão da Soudal-Quick Step.
A etapa inaugural não gerou grandes diferenças entre os candidatos ao triunfo, mas o caldense da UAE Emirates já se colocou em vantagem relativamente à maioria dos seus adversários, sendo considerado um dos favoritos numa edição diferente e que não é do seu total agrado, pela ausência de finais em montanha.
Schachmann, que não obtinha uma vitória há praticamente dois anos, finalizou o crono em 18m37s, à média de 53,165 km/h, ficando João Almeida com o mesmo tempo e outro alemão, Florian Lipowitz, da Red Bull-Bora, a 1 segundo. Ethan Hayter, britânico da Souda-Quick Step, é quarto, a 6 segundos, e Aleksandr Vlasov, russo da Redl Bull-Bora, o quinto, a 10 segundos.
Nelson Oliveira, português da Movistar, foi o melhor da sua equipa e fez o 12.º tempo, ficando a 12 segundos da amarela. Enric Mas, seu líder e um dos candidatos ao triunfo, foi apenas 63.º, estando a 1m10s de Almeida.