Português derreteu o pelotão na etapa rainha, com Santiago Buitrago a aproveitar o seu trabalho para vencer a etapa
Corpo do artigo
João Almeida abriu a época em grande, dando espetáculo na segunda etapa da Volta a Valência, que terminou numa subida de primeira categoria, em Benifato, para chegar na terceira posição, atrás de Santiago Buitrago e Pello Bilbao, ambos da Bahrain-Victorious. O português da UAE Emirates subiu a segundo da geral, a dois segundos do checo Mathias Vacek, que conseguiu segurar a camisola amarela.
Os últimos 4,3 km, de uma etapa que teve um total de 166, eram inclinados a 9,5%, com a UAE Emirates a ditar quase sempre o ritmo do pelotão. Primeiro com Brandon McNulty e depois com Almeida, que a 2,4 km do alto começou a selecionar o grupo da frente, em perseguição a um trio que tinha fugido: Tobias Foss (Ineos), Ivan Romeo (Movistar) e Bilbao (Bahrain).
O pelotão acabou por ficar reduzido ao caldense, a Santiago Buitrago e a Jefferson Cepeda (Movistar), com o colombiano da Bahrain a aproveitar o esforço de Almeida para fugir a menos de um quilómetro da meta. Do trio inicial apenas resistiu Bilbao, permitindo à Bahrain fazer uma dobradinha.
Almeida chegou em terceiro, a 13 segundos de Buitrago, mas a vantagem que tinha obtido no contrarrelógio da véspera deixou-o como maior ameaça à camisola amarela de Vacek. O checo da Lidl-Trek resistiu por dois segundos, mas ainda há mais duas etapas com montanha pela frente.
Nelson Oliveira (Movistar) foi o melhor dos outros portugueses, no 69.º lugar, a 13.37 minutos, com Ivo Oliveira (UAE Emirates) a ser 88.º, a 17m11s, e Iúri Leitão (Caja Rural) a terminar na 121.ª posição, a 21m59s.