
Fábio Poço/Global Imagens
Naturalização do extremo-poste, que jogou no Benfica em 2015/16, está concluída.
Ao fim de uma longa espera, Jeremiah Wilson (29 anos e 2,05 metros), extremo-poste de origem norte-americana e que jogou no Benfica em 2015/16, já é português, tornando-se elegível para a Seleção Nacional, que dia 25 irá defrontar o Chipre, em Sines, numa partida de pré-qualificação para o Eurobasket"2021. "Estou entusiasmado por ser opção", disse a O JOGO.
O selecionador Mário Gomes terá mais opções de escolha para a vaga de naturalizado - cada seleção tem direito a um - ocupada, nos últimos anos, por João "Betinho" Gomes e Arnette Hallman. O primeiro atua nos italianos do Trento, finalistas da Serie A em 2016/17, e esta época foi o jogador que mais vezes alinhou de início na campanha da EuroCup (15 em 16 possíveis), enquanto o segundo está na Oliveirense e na corrida para ser MVP Nacional.
Raven Barber (Benfica) também iniciou o processo de naturalização, mas ainda não deverá estar completo a tempo desta campanha.
Quanto a Jeremiah Wilson, fez 40 jogos para a Liga Portuguesa pelo Benfica, com médias de 15 pontos, oito ressaltos e 1,4 assistências, entrando no top 10 dos mais valiosos, além de ter ido às competições europeias (FIBA Europe Cup). A aquisição de cidadania iniciou-se há quase dois anos, estando o agora luso-americano a jogar em Itália, pelo Imola, do segundo escalão. Ao fim de 19 jogos - é o mais utilizado -, Wilson leva médias de 14,2 pontos e 9,5 ressaltos. "Portugal é um dos melhores países em que já joguei. Adorei e gostaria de voltar em breve", revelou.
