Ciclista norueguês é o primeiro camisola amarela da prova. A primeira etapa chegou a estar neutralizada devido a uma queda grave
Corpo do artigo
O ciclista norueguês Jensen August (Team Coop-Oster Hus) é o primeiro camisola amarela do Grande Prémio Liberty Seguros, graças ao triunfo deste sábado em Vila Nova de Cacela, Faro, na etapa inaugural da competição.
A primeira etapa, que chegou a estar neutralizada, devido a uma queda grave, a velocidade elevada foi a nota dominante, acabando com um rápido sprint, no qual Jensen August triunfou com à vontade, batendo o francês Pierre Moncorgé (Bliz-Merida) e o espanhol Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé), segundo e terceiro, respetivamente.
Jensen August, que participa pela terceira vez numa prova em Portugal, sendo esta a sua terceira do calendário em 2016, afirmou estar "muito feliz com esta vitória, conseguida numa etapa muito rápida e muito nervosa, devido à queda e às interrupções".
"Temos uma equipa de qualidade e tudo faremos para que esta camisola continue em nosso poder", afirmou ciclista norueguês, momentos antes de subir ao pódio, onde recebeu o prémio de melhor da etapa das mãos de Brian Cookson, presidente da União Ciclista Internacional.
Jensen August comanda com quatro segundos de vantagem sobre Pierre Moncorgé e Rafael Silva (Efapel), segundo e terceiro, respetivamente, seguidos de Samuel Caldeira (W52-FC Porto) e Jesús Ezquerra (Sporting-Tavira).
As decisões estão guardadas para a segunda etapa, a Clássica Lagoa Cidade do Vinho, que vai disputar-se neste domingo, ao longo de 186,6 quilómetros, com partida e chegada em Lagoa.