O tenista português Jaime Faria vai defrontar o russo Pavel Kotov na primeira ronda do Open da Austrália, depois de ter ultrapassado a fase de qualificação do primeiro torneio do Grand Slam da temporada
Corpo do artigo
Na sua estreia em quadros principais de majors, Faria, 124.º do mundo, vai encontrar Kotov, 99.º, naquele que será o primeiro encontro entre ambos, com o vencedor a poder encontrar na segunda ronda o sérvio Novak Djokovic, sétimo da hierarquia ATP, caso o recordista de títulos em torneios do Grand Slam ultrapasse o norte-americano Nishesh Basavareddy (133.º).
Para chegar ao quadro principal em Melbourne, Faria, de 21 anos, afastou o estónio Mark Lajal, 234.º do ranking ATP, na derradeira ronda do qualifying, por 6-4, 2-6 e 6-4, em duas horas e seis minutos.
Antes da colocação dos tenistas vindos do qualifying no quadro, já Nuno Borges, 36.º do mundo, conhecia o seu adversário, que será o francês Alexandre Muller, 56.º, no terceiro encontro entre ambos.
Antes, em torneios challenger, Muller venceu em Lyon em 2022, com Borges a vingar-se em Phoenix em 2024.
Caso Borges derrote Muller, o maiato vai encontrar na segunda ronda o australiano Jordan Thompson, 27.º do ranking, ou o alemão Dominik Koepfer, 123.º e vindo da qualificação.