Ciclista português vai à final da perseguição individual, o que significa que já garantiu ou o ouro ou a prata para Portugal
Corpo do artigo
Ivo Oliveira já garantiu a quarta medalha portuguesa no Campeonato da Europa de Pista, em Heusden-Zolder, na Bélgica, ao apurar-se para a final da perseguição individual, na qual decidirá o primeiro e segundo lugares com o britânico Josh Charlton. A decisão será a partir das 18h50, logo depois de Iúri Leitão ter defendido o seu título no scratch (18h30).
O gaiense da UAE Emirates fechou a qualificação, que teve 20 corredores, com 4m04,475s, batendo mais uma vez o seu recorde nacional, que era de 4m04,532s, e conseguindo o segundo lugar.
Na final irá bater-se com o britânico Josh Charlton, vice-campeão mundial e um dos três homens que já bateu o recorde do mundo baixando dos quatro minutos. Na qualificação fez 3m59,997s, terminando o contrarrelógio de 4 km à média de 60,001 km/h, pelo que será favorito na final.
O recorde mundial, registe-se, foi batido pelo italiano Jonathan Milan na final do Mundial de 2024, quando superou Charlton ao fazer 3m59,153 km/h, naquela que foi a melhor prova de perseguição individual da história.