
Ivo Oliveira (Créditos: UEC)
Gaiense de 28 anos conquistou a 15.ª medalha da carreira, sexta na perseguição individual
Ivo Oliveira deu luta ao britânico Josh Charlton na final de perseguição individual do Campeonato da Europa de Pista, em Heusden-Zolder, na Bélgica, mas acabou batido pelo vice-campeão mundial e ficou com a prata, a sua sexta medalha no escalão de elite da disciplina.
Campeão europeu na prova de contrarrelógio da pista, em 2020, Ivo conseguira a sua última medalha em 2022, ao ser terceiro no mundial, pois a prova, uma das mais famosas, tem sido dominada por italianos e britânicos.
Passando à final com com 4m04,475s, contra 3m59,997s de Charlton, Ivo Oliveira fez voltas quase ao mesmo ritmo até à entrada do último dos quatro quilómetros, ficando então com praticamente um segundo de atraso. Com os dois corredores a ressentirem-se do esforço da manhã, Charlton ganharia com 4m02,882s, ficando o português da UAE Emirates a 0,749 segundos.
A prata de Ivo foi o quinto pódio de um Europeu excecional da Seleção Nacional, pois Iúri Leitão já tem dois ouros (pontos e scratch), Rui Oliveira uma prata (eliminação) e Maria Martins um bronze (scratch).

