Gaiense de 28 anos conquistou a 15.ª medalha da carreira, sexta na perseguição individual
Corpo do artigo
Ivo Oliveira deu luta ao britânico Josh Charlton na final de perseguição individual do Campeonato da Europa de Pista, em Heusden-Zolder, na Bélgica, mas acabou batido pelo vice-campeão mundial e ficou com a prata, a sua sexta medalha no escalão de elite da disciplina.
Campeão europeu na prova de contrarrelógio da pista, em 2020, Ivo conseguira a sua última medalha em 2022, ao ser terceiro no mundial, pois a prova, uma das mais famosas, tem sido dominada por italianos e britânicos.
Passando à final com com 4m04,475s, contra 3m59,997s de Charlton, Ivo Oliveira fez voltas quase ao mesmo ritmo até à entrada do último dos quatro quilómetros, ficando então com praticamente um segundo de atraso. Com os dois corredores a ressentirem-se do esforço da manhã, Charlton ganharia com 4m02,882s, ficando o português da UAE Emirates a 0,749 segundos.
A prata de Ivo foi o quinto pódio de um Europeu excecional da Seleção Nacional, pois Iúri Leitão já tem dois ouros (pontos e scratch), Rui Oliveira uma prata (eliminação) e Maria Martins um bronze (scratch).