Triunfou ao sprint na chegada a Pinhel.
Corpo do artigo
O ciclista português Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) venceu a terceira etapa do Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela, a segunda seguida na prova, triunfando ao sprint na chegada a Pinhel.
Leitão, que já tinha vencido a segunda etapa, cumpriu os 176,8 quilómetros entre Penamacor e Pinhel, no distrito da Guarda, em 4:29.30 horas, batendo sobre a meta o espanhol Xavier Cañellas (Electro Híper Europa), segundo, e o português Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor), terceiro.
O espanhol Pelayo Sánchez é o líder da geral, ainda dominada pelo contrarrelógio por equipas de sexta-feira, primeira parte de uma jornada dupla, à frente de dois colegas de equipa na Burgos-BH, o uruguaio Eric Fagundez, segundo, e o espanhol Ander Okamika, terceiro.
Leitão reforçou a liderança dos pontos, enquanto, na geral, é Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor) o melhor luso, em quinto e a quatro segundos do quarteto da equipa espanhola.
A Burgos-BH lidera por equipas, Duarte Domingues (Glassdrive-Q8-Anicolor) é o melhor jovem e o espanhol José María Muñoz (Electro Híper Europa) é o timoneiro da montanha.
Para Leitão, de 24 anos, é a continuidade de um 2023 profícuo na estrada, em que já venceu também na Volta à Grécia, em que triunfou numa tirada, na geral final e nos pontos.
O Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela termina no domingo com 183,7 quilómetros entre Fundão e a Guarda, que inclui, como grande destaque, a subida à Torre, a meio da tirada.
16429373