Português da Tavfer-Measindot-Mortágua foi o mais forte no sprint de Sines.
Corpo do artigo
Iúri Leitão, da Tavfer-Measindot-Mortágua, venceu a segunda etapa da 38ª Volta ao Alentejo, em Sines, batendo Mikel Aristi (Euskatel-Euskadi) e David Gonzalez (Caja Rural-Seguros RGA).
O jovem vianense, que havia sido segundo na tirada inicial, vestiu a camisola amarela.
A segunda etapa da Volta ao Alentejo teve 195,5 quilómetros desde Almodôvar e a fuga do dia surgiu logo nos primeiros quilómetros. O trio de fugitivos era composto por Masahiro Ishigami (Nippo-Provence-PTS Conti), Diogo Narciso (Sicasal-Miticar-Torres Vedras) e André Santos (Almodôvar-Delta Cafés-Crédito Agrícola).
O grupo manteve-se durante a maior parte da corrida na frente, com uma diferença para o pelotão que chegou a atingir os 11 minutos na fase inicial.
A diferença para o grupo da frente começou a cair drasticamente quando faltavam 25 quilómetros para o final. Com a equipa da Efapel na cabeça do pelotão, a fuga ficou a apenas 25 segundos, sendo alcançada pouco depois.
Quando faltavam apenas 10 quilómetros para a meta, Jaime Castillo (Kern Pharma) e Afonso Silva (Rádio Popular-Boavista) tentaram surpreender. Ao duo, que levava 20 segundos de vantagem, juntou-se Johan Knotten (Nippo-Provence-PTS Conti). O ataque seria anulado e o pelotão chegou compacto a Sines, onde a etapa se decidiu ao sprint.
Iúri Leitão bateu os velocistas espanhóis e o sprint emocionante do campeão europeu de scratch valeu-lhe a liderança da classificação geral e ainda da geral por pontos. Mikel Aristi e David Gonzalez ocupam o segundo e o terceiro posto. O líder da montanha é Masahiro Ishigami e Alex Molenaar (Burgos BH) lidera a geral da juventude.
Amanhã os corredores enfrentam mais uma etapa plana, de 173,1 quilómetros, entre Alcácer do Sal e Mora.