O português campeão olímpico conquistou o ouro na corrida por pontos dando cinco voltas de avanço ao pelotão
Corpo do artigo
O minhoto Iúri Leitão conquistou a medalha de ouro da corrida por pontos do Campeonato da Europa de Pista, em Heusden-Zolder, na Bélgica, com um domínio raramente visto. Para chegar à 15.ª medalha da carreira, entre Jogos Olímpicos, Mundiais e Europeus, o corredor da Seleção Nacional e da Caja Rural-Seguros RGA deu cinco voltas de avanço ao pelotão e ainda foi aquele venceu mais sprints por volta.
Tricampeão europeu de scratch, olímpico de madison e mundial de omnium, Leitão só tinha uma prata na corrida por pontos (2021), que está mais habituado a fazer no encerramento dos concursos de omnium.
Candidato ao pódio, em Apeldoorn ninguém esperaria uma exibição como raramente se viu. O minhoto entrou logo ao ataque e fez parte do quinteto que ganhou depressa uma volta ao pelotão (20 pontos), já depois de ter ganho os sprints das primeiras quatro voltas pontuáveis (5 pontos cada). Respondendo ao ataque do francês Clement Petit, ganharia mais uma volta logo a seguir, com os sucessivos ataques a partirem a corrida, que se tornou louca até final. Com Leitão, sempre imparável, a chegar às inacreditáveis cinco voltas de avanço!