Israel volta a acolher jogos da Eurocup de basquetebol a partir de dezembro

Hapoel Jerusalém
As equipas israelitas da Euroliga e da Eurocup, que desde outubro de 2023 disputavam os seus jogos em pavilhões fora do país, vão poder assim regressar aos seus pavilhões e a jogar perante o seu público
Corpo do artigo
Leia também Pedro Proença: "Sem arrogância, habituem-se, porque estamos cá para ganhar"
Os clubes da Euroliga de basquetebol vão voltar a jogar em Israel a partir de 9 de dezembro, no encontro entre o Hapoel Jerusalém e os alemães do Hamburgo Towers, anunciou esta quinta-feira a organização.
As equipas israelitas da Euroliga e da Eurocup, que desde outubro de 2023 disputavam os seus jogos em pavilhões fora do país, vão poder assim regressar aos seus pavilhões e a jogar perante o seu público, dois anos depois.
O primeiro jogo em Israel desde outubro de 2023 será o Hapoel Jerusalém-Hamburgo Towers, da 10.ª jornada da Eurocup.
Já o primeiro encontro da Euroliga em solo israelita será disputado dois dias depois, em 11 de dezembro, quando o Maccabi Telavive receber os franceses do ASVEL, em jogo da 15.ª jornada.
O Hapoel Telavive, a outra equipa israelita na Euroliga, regressará ao seu pavilhão em 16 de dezembro, frente aos sérvios do Estrela Vermelha.
"A Euroliga vai continuar a acompanhar de perto a evolução da situação e manterá uma comunicação constante com as autoridades locais e internacionais, com as equipas visitantes e com todas as organizações relevantes, para garantir a segurança e o bem-estar de todas as pessoas envolvidas", refere a organização em comunicado.
O mesmo documento acrescenta que o plano de regresso a Israel "se compromete a cooperar e a alinhar-se com as recomendações ou restrições do governo nacional no que diz respeito às deslocações das equipas ao país".
A decisão foi tomada numa reunião dos clubes que integram a Euroliga, após "avaliar a situação" em Israel, país onde uma delegação da competição esteve na semana passada para inspecionar "as condições atuais e as medidas de segurança a implementar" para a retoma das competições.

