Isaac Nader ganha São Silvestre de Lisboa com melhor marca nacional dos 10 km
Semi-fundista do Benfica foi o segundo a superar a mítica marca de Fernando Mamede em pouco mais de um mês, mas perdeu o "Homens-Mulheres" para a namorada, Salomé Afonso
Corpo do artigo
Isaac Nader, do Benfica, venceu hoje a São Silvestre de Lisboa com um novo máximo nacional dos 10 quilómetros, ao fazer 28.03 minutos. A prova feminina foi conquistada por Salomé Afonso, em 32.18 minutos, tendo a nova benfiquista chegado na frente da elite masculina graças aos cinco minutos de avanço na partida, vencendo o já famoso desafio ‘Homens versus Mulheres’.
O Benfica dominou por completo a prova que teve um recorde de 14 mil inscritos, já que José Carlos Pinto subiu ao segundo lugar do pódio, com 28.07 minutos, e Miguel Moreira foi terceiro, em 28.12.
Nader, especialista de meio-fundo mas campeão nacional de 10 km, superou os 28.08 minutos que Duarte Gomes fizera no mês passado, na altura batendo um histórico recorde de Fernando Mamede (28.11) que durava desde 1985.
Em Lisboa, e entre as mulheres, Salomé Afonso teve a companhia no pódio de Solange Jesus, do Sporting de Braga, vencedora em 2023 e agora segunda, com 34.15 minutos, e de Carla Martinho, do Recreio de Águeda, terceira, com 34.17.