Irmãos Oliveira partem o pelotão na Arábia Saudita e são destaque na Europa
Desempenho dos gémeos da UAE Emirates está a correr mundo. Rui foi sétimo na terceira etapa do Alula Tour
Corpo do artigo
Ivo e Rui Oliveira, ciclistas da UAE Emirates, foram protagonistas da etapa 3 do Alula Tour, prova de cinco dias na Arábia Saudita. Aproveitando os ventos cruzados no deserto, a dupla portuguesa tomou conta do pelotão, colocou um ritmo elevadíssimo e no espaço de dois quilómetros começou a dividir o grupo principal.
O trabalho, ainda a 25 km da meta, tinha a intenção de conduzir Juan Sebastían Molano a uma vitória de etapa. Foi de tal ordem a força da dupla gaiense que vários favoritos acabaram por ceder 55 segundos na tirada, dizendo adeus à luta pela geral da corrida: entre eles, o líder da prova Waerenskjold (Uno-X), Mulubrhan (Astana), Schachmann (Bora), Latour (Total Energie) e até um dos comandantes da UAE, Rafal Majka.
Nos dias anteriores, Ivo e Rui já tinham sido protagonistas na colocação de Molano para o sprint. Esta quinta-feira, o colombiano foi quinto classificado na meta depois de Rui Oliveira ter feito um lançamento perfeito. O português foi sétimo e até deu ideia de que se fosse invertida a ordem, o lançador gaiense poderia ter feito mesmo pódio na tirada.
A iniciativa dos dois portugueses, porém, foi destaque em vários sites especializados pela Europa fora. Novamente, a capacidade dos homens da pista ficou evidente na estrada e em provas onde o vento, como nas clássicas belgas, se faz sentir. Tim Merlier, da Soudal Quick Step, ganhou ao sprint, à frente de Arvin De Kleijn (Tudor) e de Casper van Uiden, da DSM, o novo líder da corrida.
Rui Oliveira é 23.º, a 25s, Ivo é 28.º, a 48s e vão manter o trabalho nos próximos dias a pensar em Fisher-Black, que pode lutar pela geral individual na montanha decisiva de sábado. Foi nessa tirada que Ruben Guerreiro se sagrou vencedor da prova em 2023, em estreia pela Movistar.