Seleção Nacional causou surpresa em Málaga, a superar a atual campeã da Europa e quinta do ranking mundial
Corpo do artigo
A Seleção Nacional venceu esta terça-feira a Espanha, por 74-76, no primeiro jogo de preparação com vista ao EuroBasket'2025, realizado em Málaga.
O êxito português sobre a vigente campeã europeia tem contornos históricos, dado as diferenças gritantes de palmarés e a desvantagem no confronto direto até hoje (0-13 a favor do país-vizinho).
Com muita vontade de mostrar serviço, a equipa das Quinas abriu o desafio em modo apressado, o que foi capitalizado pelos espanhóis para liderar nas dezenas até ao intervalo (44-31).
Na segunda parte, os Linces melhoraram a olhos vistos, mais entrosados, reduzindo paulatinamente a diferença até Rafael Lisboa empatar com um triplo do meio da rua (59-59).
A seleção de Scariolo mostrou-se desorientada, passando a superioridade para o lado português. Um afundanço de Neemias Queta a 2m33s do fim colocou os homens de Mário Gomes da frente, de onde não voltariam a sair.
O gigante do Vale da Amoreira começou o desafio no banco, entrando a 4m19s do final do primeiro quarto. Fez mais 3m44s no segundo e jogou praticamente todo o terceiro. No derradeiro, foi lançado a 3m48s do fim para sentenciar um desfecho incrível.
Esta quinta-feira, Portugal volta a jogar, medindo forças com a Espanha B, de novo para o Torneio Cidade de Málaga.