A Seleção Nacional venceu por 11-2
Corpo do artigo
A seleção portuguesa de hóquei em patins qualificou-se para as meias-finais do Europeu, ao golear Andorra por 11-2, em Paredes, nos quartos de final da competição, e vai defrontar a campeã Espanha.
Alvarinho, com quatro golos, foi o melhor marcador de Portugal num jogo cuja história se resume praticamente à superioridade lusa, alicerçada numa das maiores goleadas da 56.ª edição do Europeu.
A evidente diferença de qualidade entre as duas equipas criava uma janela de oportunidade para o combinado luso reganhar confiança e afastar a ansiedade e as consequentes desconfianças – e tudo à distância do primeiro golo -, depois das três derrotas iniciais.
Andorra resistiu até ao segundo minuto, quando Alvarinho mostrou acerto e inaugurou o marcador.
O avançado dos italianos do Trissino fez o segundo no mesmo minuto e completou o hat-trick aos 11', numa altura em que Andorra reduzira, por Javier Patau (06),
Foi um momento de felicidade para o vencedor do Grupo B e um dos raros ataques prometedores dos comandados de Borja Castilla, para quem o cartão azul exibido a Patau, neste período, rendeu mais dois golos a Portugal.
A partir do golo de Hélder Nunes, Portugal desacelerou, mas o resultado continuou a avolumar-se, ao ritmo de algumas combinações mais ensaiadas e, sobretudo, do desnível existente.
Gonçalo Alves, de penálti, Rafa, Miguel Rocha, por duas vezes, e, novamente, Gonçalo Alves fizeram disparar o marcador até aos 9-1, fixando o resultado ao intervalo.
O segundo tempo foi disputado em ritmo de treino, com menos golos, sobressaindo o segundo tento de Andorra, marcado por Picanyol, na conversão de uma grande penalidade.
Na sexta-feira, Portugal discute o apuramento para a final com a Espanha, enquanto na outra meia-final defrontam-se França e Itália.