Leões qualificaram-se após afastar o FC Porto, com uma vitória em forma de reviravolta, e as águias dominaram a Oliveirense, com um triunfo com as mesmas características.
Corpo do artigo
Tanto Sporting como Benfica começaram a perder, respetivamente frente a FC Porto e Oliveirense, mas ambos deram a volta e apuraram-se para a final da Elite Cup, primeira prova da nova temporada de hóquei em patins, marcada para domingo, às 19h00. Será a terceira vez, incluindo as épocas em que a competição foi oficiosa, que esta se decidirá no clássico que também é um dérbi: em 2017/18 o Benfica venceu 4-1 e, em 2023/34, 4-3. Os encarnados buscam a quarta Elite Cup, a terceira consecutiva, e os verdes e brancos procuram o primeiro destes troféus.
No primeiro duelo do dia, em que Paulo Freitas reencontrava a antiga equipa - treinou os leões entre 2016/17 e 2021/22 -, o FC Porto entrou mais forte e dominador, mas foi Nolito Romero quem, aos 5", atirou ao poste da baliza de Xavi Malián. O encontro foi seguindo dividido e, quando todos pensavam que o intervalo chegaria com o marcador sem funcionar, os dragões marcaram. Foi Ezequiel Mena, a dois segundos do fim, após passar por Rafael Bessa, que rematou. Xano Edo parecia que ia defender, mas a bola caprichosamente entrou na baliza.
Aos 9" da segunda parte o Sporting igualou, com um golo de Alessandro Verona, após passe de Diogo Barata. O desafio estava equilibrado e qualquer das equipas já poderia ter faturado antes. Aos 14", a reviravolta: Danilo Rampulla arranca desde a tabela de fundo, passa por Hélder Nunes e, já próximo da área contrária, remata fortíssimo, tendo a bola sofrido um desvio em Gonçalo Alves, deixando Xavi Malián desamparado. A partir daí assistiu-se a um verdadeiro assalto dos dragões à baliza de Xano Edo, mas sem resultados práticos.
No jogo da noite, Franco Platero abriu as contas aos 4", tendo o Benfica respondido a preceito: Roberto di Benedetto aos 8", Nil Roca aos 12", e Gonçalo Pinto já aos 2" da segunda parte. O assunto estava tratado, mas Joan Galbas ainda reduziu.