Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e é campeão mundial de resistência
Com a Toyota a vencer à geral, a categoria LMP2 fechou com duelo português, pois Félix da Costa foi segundo.
Corpo do artigo
Filipe Albuquerque, conimbricense de 35 anos, foi o primeiro português a vencer as 24 Horas de Le Mans numa das categorias mais importantes, a LMP2, fechando na quinta posição da geral uma corrida ganha pela Toyota, e ainda lhe somou o título Mundial de Resistência (WEC), juntamente com um dos seus colegas na United Autosports, Philip Hanson.
Num dia histórico para o automobilismo português, António Félix da Costa foi o segundo dos LMP2, num carro da Jota, subindo ainda ao segundo lugar do Mundial.
A corrida de 24 horas teve ainda um momento de emoção entre os carros dos dois portugueses, que estiveram na discussão do triunfo a 5 minutos do final, mas o Oreca da Jota teve de fazer uma última paragem nas boxes, momento em que Filipe Albuquerque festejou o duplo triunfo.
A vitória do Oreca da United Autosports em Le Mans foi a quarta consecutiva da época, o que permitiu a Albuquerque e a Hanson - Paul di Resta, o terceiro piloto da equipa, faltou a uma corrida - festejar o título faltando ainda a última prova, as 8 Horas do Barém, a 14 de novembro.
O piloto de Coimbra, a viver a melhor época da sua carreira, pode ainda conquistar a European Le Mans Series, mas essa vencendo também à geral. No Europeu, Albuquerque leva duas vitórias e um terceiro lugar em três corridas, faltando ainda as de Monza e Portimão.