Hamilton responde a Piquet em português: "Vamos focar em mudar a mentalidade"
Em causa está utilização do termo racista "neguinho" por parte de Nelson Piquet, ex-piloto brasileiro
Corpo do artigo
Nelson Piquet, antigo piloto, provocou a ira da Formula 1, Federação Internacional do Automobilismo (FIA), Mercedes e Ferrari após ter sido divulgada uma entrevista onde o brasileiro utiliza o termo "neguinho" para se referir a Lewis Hamilton.
O piloto britânico começou por reagir à polémica de uma forma discreta, partilhando um "tweet" de um adepto em que se podia ler: "E que tal se Lewis Hamilton publicasse 'Quem raio é Nelson Piquet?' e o Twitter fosse abaixo".
De seguida, Hamilton decidiu tomar uma posição mais construtiva, publicando uma mensagem em português nas redes sociais, na qual apela: "Vamos focar em mudar a mentalidade", que completou mais tarde.
"É mais do que um termo. Essas mentalidades arcaicas precisam de mudar e não têm lugar no nosso desporto. Fui cercado por essas atitudes e alvo delas a minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação", condenou.
Recorde-se que as declarações de Piquet saíram a público esta semana e, nas mesmas, o antigo piloto reagiu ao acidente que Hamilton e Max Verstappen, que namora com a sua filha, protagonizaram na última edição do GP de Inglaterra, que teve lugar em julho do ano passado.
"O neguinho meteu o carro e deixou. O Senna não fez isso. O Senna não fez isso. Ele foi, assim: 'aqui eu arranco ele de qualquer maneira'. O "neguinho" deixou o carro. É porque você não conhece a curva; é uma curva muito alta, não tem jeito de passar dois carros e não tem jeito de passar do lado. Ele fez de sacanagem", afirmou Piquet, gerando enorme controvérsia no universo da Formula 1.
14973769
14972976