Sete vezes campeão mundial foi aplaudido por centenas de “tifosi” num treino à “porta fechada” em Fiorano, com um carro de 2023
Corpo do artigo
“Foi inspirador. Uma das melhores sensações da minha vida”, disse Lewis Hamilton em Fiorano, depois de 30 voltas com um Ferrari SF-23, pois os regulamentos da Fórmula 1 só lhe permitem testar com um modelo antigo.
Excelente relações públicas, o britânico que celebrou 40 anos no passado dia 7 encontrou sempre as palavras certas para entusiasmar os “tifosi”, que se acumularam às centenas nos muros da pista, para verem uma estreia que, oficialmente, era à porta fechada.
O dia frio e chuvoso pouco permitiu revelar a nível competitivo, pois Hamilton, que começou com pneus de chuva e só no final utilizou “slicks”, foi cronometrado em um minuto certo na sua melhor volta, longe dos 55,999s que Michael Schumacher obteve em 2004 e ainda são o recorde de Fiorano. O nome do alemão entra aqui a propósito, pois são as suas pisadas que o britânico procura seguir. Não em busca do penta festejado durante a última época dourada da Scuderia, mas sim de um oitavo título que o transforme no piloto de F1 mais vitorioso da história. Hamilton apresentou-se em Itália com um fato de fino corte, tal como o alemão, e está a viver na antiga casa de Enzo Ferrari, tal como “Schumi”. Maior simbolismo era impossível.
“Há dias que recordas para sempre e este, o meu primeiro como piloto da Ferrari, será um deles”, disse Hamilton antes do teste, acrescentando no final que estava de “sorriso na cara” quando tirei o carro da garagem. “Fez-me lembrar a primeira vez que testei um F1, quase 20 anos depois tive as mesmas sensações”, disse, depois de ter corrido 18 épocas com um Mercedes, motor que já equipava os McLaren na sua estreia. “Sabia como a família Ferrari é apaixonada, mas testemunhar isso como piloto deles é inspirador. A paixão que lhes corre nas veias dá-nos energia”, completou.
O britânico, após os seus 100 quilómetros matinais, passou o SF-23 a Charles Leclerc, seu novo colega, e agora terá direito a mais 900 em Barcelona, onde a Ferrari testará nas próximas semanas. Isto até dia 19 de fevereiro, o do lançamento do modelo de 2025.