João Dias (carros) e António Maio (motos) são os melhores portugueses, o primeiro com um duplo destaque
Corpo do artigo
O francês Guerlain Chicherit, com um Toyota da equipa oficial, e o espanhol Tosha Schareina, com uma Honda de fábrica, são os primeiros líderes do bp Ultimate Rally-Raid Portugal, em carros e motos, após a primeira das cinco etapas da terceira prova do Campeonato do Mundo de Rally-Raid. João Dias (carros) e António Maio (motos) são os melhores portugueses, o primeiro com um duplo destaque: é oitavo da geral e lidera entre os Challenger, à frente de uma lista de gente famosa, incluindo Sébastien Loeb, que é quarto na categoria e 12.º da geral.
A única prova europeia do Mundial abriu com 100 quilómetros cronometrados entre Grândola, Santiago do Cacém e Sines, alternado desde a lama às zonas arenosas, entre algumas mais duras. Chicherit, de novo com o navegador Mathieu Baumel, ganhou 28 segundos ao árabe Yazeed Al-Rajhi e a Toyota dominou. “Não nos podemos queixar. O carro está impecável, as especiais são muito variadas e conseguimos um bom ritmo. Mas ainda há muitos quilómetros, isto é só o começo”, disse o francês, sabendo que faltam mais 900 para se encontrar o vencedor.
Nas motos, Tosha Schareina já deixou os maiores concorrentes a mais de quatro minutos, assumindo que “quando o piso ficou mais duro ataquei e a estratégia de arrancar mais atrás foi a correta”. António Maio, que representa a Yamaha, brilhou ao ser o quarto mais rápido. “Foi divertido, não cometi nenhum erro de navegação”, comentou.