Grécia e Países Baixos quase nas meias-finais do Europeu feminino de polo aquático

Istvan Derencsenyi / European Aquatics
A Grécia e os Países Baixos encaminharam este sábado o apuramento para as meias-finais do Europeu feminino de polo aquático, a decorrer no Complexo Olímpico de Piscinas do Funchal, Madeira
Renhido como uma final antecipada, o Países Baixos-Hungria opôs as neerlandesas, campeãs europeias em título, e as húngaras, vice mundiais, em jogo equilibrado e tático que acabou com resultado tangencial (5-4).
As neerlandesas fizeram valer o primeiro período (2-0) para controlar uma partida em que ambas as guarda-redes acabaram com mais de 10 defesas.
Antes, a campeã do mundo Grécia mostrou superioridade, ao bater a Itália por 15-10, e, como os Países Baixos, ficaram com pé e meio nas meias-finais, jogando com a Croácia no fecho da poule E.
Num jogo entre as duas equipas com a média de idades mais baixa entre as 16 seleções presentes, levou a melhor a mais experiente Croácia, vencendo por 15-9 a França.
As croatas igualaram a Itália com três pontos no Grupo E, abaixo dos seis da Grécia, e afastaram as gaulesas da luta pelas meias-finais.
Por seu lado, a Espanha não teve dificuldade em vencer Israel por claros 23-7 e igualar os três pontos da Hungria, a três das neerlandesas.
As espanholas, campeãs olímpicas em título, defrontam no domingo os Países Baixos e precisam de fazer melhor do que as húngaras, ante Israel, para seguir para as meias.
No domingo, Portugal volta às Piscinas da Penteada para defrontar a Grã-Bretanha, pelas 13:45, e em caso de vitória jogará a partida de definição do nono e 10.º lugares - se perder, jogará pelo 11.º e 12.º postos.

