Organização decidiu cancelar e não adiar, por já haverem muitas provas no início de 2021, altura para a qual poderia ser reagendado
Corpo do artigo
O Grand Slam de Tóquio, um dos principais torneios do circuito mundial de judo, que deveria decorrer em dezembro, foi cancelado devido à pandemia da covid-19, informou hoje a Federação Internacional de Judo (IFJ).
"Face à persistente incerteza em relação à pandemia da covid-19 e tendo em conta que o Japão será o país organizador dos Jogos Olímpicos [adiados para o verão de 2021], a IFJ entente redobrar a prudência na organização de eventos no Japão", justifica o organismo em comunicado.
Na mesma nota, a federação do judo mundial explica que optou por cancelar e não adiar o torneio na capital japonesa, por já existirem "muitos eventos da IFJ e de competições nacionais no início de 2021".
A retoma do judo mundial, parado desde março, está prevista para final de outubro com o Grand Slam de Budapeste, mas "uma decisão final" em relação à realização da prova na Hungria será tomada em breve pelas autoridades do país, disse ainda a IFJ.
O organismo adiantou também que o Masters de Doha se mantém para o início do ano.
Em Portugal, a Federação Portuguesa tem realizado estágios contínuos em Coimbra e no sábado está previsto o regresso da competição, com a realização da Taça Internacional Kiyoshi Kobayashi, em Cernache.