GP Las Vegas: Fórmula 1 arrisca ter de pagar indemnização milionária devido a tampa de esgoto
Grande Prémio ficou marcado por polémica, ao soltar-se uma tampa de esgoto no circuito, obrigando Carlos Sainz a parar o carro, tendo a primeira sessão de treinos livres sido cancelada poucos minutos depois do início
Corpo do artigo
O Grande Prémio de Las Vegas iniciou com muita polémica e parece estar para continuar. Pois bem, recorde-se que a primeira sessão de treinos livres foi cancelada poucos minutos depois do começo, depois de uma tampa de esgoto ter-se soltado no circuito e danificado o carro de Carlos Sainz (Ferrari). A equipa não poupou nas críticas - Sainz foi mesmo penalizado com 10 lugares na grelha de partida por ter reparado o carro - e os fãs também não.
Pois bem, os fãs apenas assistiram a nove minutos da primeira sessão de treinos livres, tendo sido expulsos das bancadas pra a segunda sessão. A organização arrisca agora ter de pagar uma indemnização milionária. Uma firma de advogados avançou recentemente com a intenção de agir judicialmente contra a organização do evento, devido à forma como os adeptos foram tratados. Em causa está um pedido de indemnização individual para cada um dos 35 mil fãs afetados, num valor a rondar os 27,4 mil euros. No total, a F1 arrisca-se a pagar algo como mil milhões de euros em indemnizações, caso seja dada razão à firma de advogados.
De acordo com o documento apresentado, está em causa "incumprimento do contrato, negligência e práticas comerciais enganosas". "Vamos fazer valer os direitos dos fãs que viajaram de longe e pagaram pequenas fortunas para assistir ao Grande Prémio, mas que foram privados dessa experiências", afirmou o advogado que está a comandar o processo, Steve Dimopoulos.
Os advogados consideram que a organização foi responsável por toda a situação: "A Fórmula 1 e os organizadores tinham o dever de inspecionar a pista para garantir que estava segura para ser utilizada pelos pilotos e pronta para um treino livre. A organização falhou na deteção de problemas na instalação da tampa de esgoto."
Como "recompensa", os fãs receberam um voucher de 200 dólares para ser utilizado na zona de merchandising do evento. No entanto, muitos deles gastaram entre 600 e mil euros nos bilhetes, pelo que o valor oferecido fica muito aquém do que foi gasto pels adeptos, já para não falar da viagem e da estadia em Las Vegas.