Feito alcançado pela segunda vez na carreira
Corpo do artigo
O golfista Tomás Bessa conquistou o título de campeão português de profissionais, pela segunda vez na carreira, depois de vencer o Campeonato Nacional com um agregado de 204 pancadas no Troia Golf, em Grândola.
O profissional de Paredes, de 26 anos, liderou o torneio, organizado pela Federação Portuguesa de Golfe (FPG) e a PGA de Portugal, ao longo das três voltas e hoje, apesar de ter concluído a sua participação no par do campo (72), alcançou o triunfo com um total de 12 pancadas abaixo do Par, duas de vantagem sobre Pedro Lencart.
Depois dos 65 shots (sete abaixo) inaugurais e as 67 pancadas (cinco abaixo) na segunda volta, Bessa registou hoje dois bogeys (uma acima) nos buracos 5 e 6 e outros tantos birdies (uma abaixo) nos buracos 10 e 18, assegurando assim a revalidação de um título que se estreou a vencer em 2020, no Vidago Palace.
“É o culminar de uma jornada árdua de trabalho. Há um ano não conseguia dar um ‘shot’, por estar lesionado, e hoje conseguir ser campeão nacional é muito especial. Não tenho muitas palavras, mas é mesmo muito especial saber que este percurso e todos os esforços valeram a pena. Estou muito feliz por ser bicampeão nacional”, confessou o jogador.
Enquanto Tomás Bessa, que regressou à competição há cerca de cinco meses após uma cirurgia à mão esquerda, bisou no Campeonato Nacional de Profissionais, Pedro Lencart sagrou-se vice-campeão, após bater o recorde do campo (com colocação de bola) na derradeira volta, ao somar 63 pancadas (nove abaixo), relegando assim para a terceira posição Tomás Melo Gouveia e Pedro Figueiredo, vencedor em 2024, para o quarto lugar.
Já João Miguel Pereira, recentemente consagrado campeão nacional absoluto, recebeu o prémio de melhor amador, depois de contabilizar um agregado de 220 pancadas (quatro acima), e Sérgio Couto o de campeão sénior.