Astana fez uma dobradinha na grande etapa de montanha, com Giulio Pellizzari e Lorenzo Fortunato, e a luta pela liderança passou a ter novo favorito
Corpo do artigo
O equatoriano Richard Carapaz lançou uma sólida candidatura ao seu segundo triunfo na Volta a Itália, ao ganhar tempo a todos os restantes pretendentes da camisola rosa, que continua a ser envergada por Isaac del Toro, mas agora com menos de um minuto de vantagem.
A longa e dura etapa, com 203 km até à subida final de San Valentino, foi dominada por uma grande fuga e ficou assinalada pela desistência de Primoz Roglic, após nova queda, e pelo atraso de Juan Ayuso, que também tombou, descolando na penúltima subida do dia.
Nos 18,2 km da ascensão final, e enquanto Giulio Pellizzari e Lorenzo Fortunato aproveitavam a fuga para oferecer à Astana uma vitória inesquecível, cruzando a meta de mãos dadas, Carapaz fez um ataque demolidor, a que apenas Derek Gee tentou responder. O equatoriano da EF Education-EasyPost foi até final a ganhar tempo a Simon Yates e Isaac del Toro, os dois primeiros da geral.
Isaac del Toro segurou a liderança da geral, apesar de ter perdido quase toda a vantagem para Richard Carapaz (EF Education-EasyPost), agora terceiro a 31 segundos, com o britânico Simon Yates (Visma-Lease a Bike) na segunda posição, a 26.
Na quarta-feira, a 17.ª etapa liga 155 quilómetros entre San Michele all’Adige e Bormio, com passagem no Mortirolo, de primeira categoria.