Vicenza teve um final emocionante e o camisola rosa ganhou mais segundos à concorrência
Corpo do artigo
O dinamarquês Mads Pedersen, da Lidl-Trek, somou em Vicenza o quarto triunfo em etapas na 108.ª Volta a Itália, batendo Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) e Isaac del Toro (UAE Emirates) num sprint emocionante.
A 13.ª etapa do Giro, com o final na subida do Monte Berico, inclinado a 10% nos últimos metros, foi discutido em pelotão, mas com o trio que se tem destacado nesta edição a brilhar mais uma vez.
Del Toro, o jovem mexicano que veste de rosa, esteve sempre bem colocado nos últimos metros e foi o único dos que lutam pela vitória final com capacidade para resistir ao arranque de Mads Pedersen, logo seguido por Wout Van Aert, duo que lutou pelo triunfo até ao limite das forças.
Com este desfecho, Isaac del Toro reforçou mais um pouco a sua liderança, passando a ter 38 segundos de vantagem sobre Juan Ayuso, seu colega na UAE Emirates, e 1m18s sobre Antonio Tiberi, da Bahrain-Victorious.
Para Mads Pedersen, dinamarquês de 29 anos, que foi campeão mundial em 2019, este foi um triunfo histórico, pois nunca tinha ganho por quatro vezes numa mesma edição de uma Grande Volta. O seu melhor registo eram as três etapas na Vuelta de 2022. Conta ainda duas etapas no Tour e agora um total de cinco no Giro.
Para a Lidl-Trek foi igualmente um feito único, pois passou a totalizar cinco etapas em 13 dias de Giro. Além de Pedersen, também venceu o contrarrelógio com Daan Hoole.