Com este feito, o Acro Clube da Maia junta-se a nomes como Cristiano Ronaldo e José Mourinho
Corpo do artigo
Quatro jovens ginastas do Acro Clube da Maia (ACM) inscreveram o seu nome na história ao baterem um recorde mundial. Jorge Silva, Tomás Martinho, Gabriel Vilela e João Samico – recém-consagrados campeões europeus de ginástica acrobática – estabeleceram o novo recorde do Guinness para o maior número de mortais consecutivos em pirâmide humana: 14.
A impressionante façanha foi realizada nos estúdios da Mediaset, em Milão (Itália), durante um programa televisivo dedicado a tentativas de recordes. No final, uma das juízas do Guinness não teve dúvidas: “Parabéns, Acro Clube da Maia. Vocês são oficialmente fantásticos!”, declarou, antes de entregar o certificado oficial e as medalhas aos ginastas portugueses.
O treinador do ACM, Lourenço França, que acompanhou a equipa nesta aventura internacional, foi também distinguido com uma medalha pelo seu contributo técnico. “Este recorde foi impulsionado pelo poder das redes sociais”, explicou. “Recebemos convites através do Instagram para participar no programa e, no início, nem percebíamos bem o que seria. Para nós, aquilo que estes ginastas fazem já é quase ‘normal’, mas perceber o impacto que tem nas pessoas foi uma surpresa incrível. Ter acrobatas portugueses no Guinness é, convenhamos, algo fenomenal.”
Com este feito, o Acro Clube da Maia junta-se a nomes como Cristiano Ronaldo e José Mourinho no prestigiado Livro de Recordes do Guinness, elevando mais uma vez o nome de Portugal no panorama internacional do desporto.