Tenista da Lourinhã segue em frente e mantém sonho do segundo título no Monte Aventino; Francisco Rocha e Tiago Silva estão na final de pares
Corpo do artigo
Gastão Elias garantiu esta sexta-feira um lugar nas meias-finais do Eupago Porto Open, torneio ITF M25 organizado pela Associação de Ténis do Porto, ao vencer o italiano Fabrizio Andaloro por 6-1 e 6-3, sem enfrentar qualquer ponto de break.
Atual 318.º do ranking ATP, mas com passagem pelo top 60 e dez títulos Challenger no currículo, Elias confirmou o favoritismo e assegurou a sexta meia-final da temporada. Vai defrontar Laurent Lokoli (394.º), que venceu o também italiano Filippo Moroni por 4-6, 6-2 e 6-1, em busca de um lugar na final onde já esteve e venceu há cinco anos.
No outro encontro luso-italiano do dia, Tiago Torres (1254.º) cedeu frente a Luca Potenza (517.º) por 3-6, 6-4 e 6-4, falhando por pouco o apuramento para as primeiras meias-finais internacionais da carreira. Aos 23 anos, o lisboeta recém-formado nos EUA terminou a semana com cinco vitórias como qualifier e a segunda presença em quartos de final a este nível.
O último nome nas meias-finais é Lucas Poullain (387.º), francês com dois títulos conquistados em Portugal. Venceu Mae Malige por 6-4, 1-6 e 6-2.
Nas duplas, Francisco Rocha e Tiago Silva apuraram-se para a final pela segunda semana consecutiva. Depois de vencerem em Castelo Branco, bateram esta sexta-feira Vasco Prata e Diogo Morais por 6-3 e 6-3 e somaram o sétimo triunfo seguido.
Já Daniel Batista e Guilherme Valdoleiros estiveram a dois pontos da final, mas perderam frente ao espanhol Ignasi Forcano e ao italiano Leonardo Rossi por 3-6, 6-4 e 11-9.
Este sábado, a competição prossegue com as meias-finais de singulares a partir das 11h00: primeiro Potenza vs Poullain, depois, não antes das 12h30, Elias vs Lokoli. A final de pares, com Rocha e Silva, está marcada para depois das 15h00.