Tem 34 anos, é natural de Ourense, está há cerca de ano e meio no Minho e esta é a segunda Festa a que vem
Corpo do artigo
Chegou a Portugal a meio da temporada passada, por via de Fernando Monteiro, team manager do basquetebol do Vitória de Guimarães, que queria fazer crescer o projeto do clube e otimizar os escalões de formação. Analém González é galega, de Ourense, tem 34 anos, é treinadora desde os 14, profissional desde os 19. “A minha vinda deu-se através do Daniel Brandão, amigo meu, que trabalhava com seleções nacionais, e chego à Associação de Basquetebol de Braga porque me propuseram orientar as sub-14 femininas”, conta Analém a O JOGO, que divide a vida entra as funções de coordenadora do V. Guimarães e o treino das meninas da Associação.
“Já passei por todas as categorias juvenis mas também já estive em projetos profissionais”, detalha, “Há coisas muito positivas para o basquetebol jovem em Portugal, há muitas competições, mas, por exemplo, na Associação de Braga tem de haver um trabalho de continuidade, por forma a que se obtenham resultados”, analisa, admitindo estar “a desenvolver-se um trabalho muito positivo, desde os minis, que tem como objetivo o ponto alto que é esta Festa do Basquetebol Juvenil”.
Analém Gonzaléz, pela segunda vez presente em Albufeira, assume ser “uma treinadora que antes de qualquer outra coisa” quer ajudar “a formar atletas”, o que “não significa que não estejamos em Albufeira para competir”.
“É muito interessante ver gente de tantas associações junta, gente veterana, gente nova, é um trabalho da Federação com todos os locais do país muito benéfico, é um evento tremendo, é incrível como se coloca uma competição destas de pé”, afirma, revelando que “em Espanha há algo parecido, com mais dias, mas as equipas são representações de comunidades autónomas”.
A galega termina fazendo questão de realçar “o trabalho de Nuno Correia”, seu “ajudante”, justificando: “Ele está comigo na seleção desde o início e para e é fundamental no desenvolvimento e no sucesso da nossa associação no percurso até Albufeira”.