Ciclista britânico teve um teste positivo durante a Volta a Espanh de 2017, que venceu
Corpo do artigo
Chris Froome vai regressar à competição a 14 de fevereiro, da Rota do Sol, na Andaluzia. A confirmação da participação do ciclista na prova que dura até 18 de fevereiro é também a confirmação que o ciclista da Sky não vai estar na Volta ao Algarve, que começa na mesma data.
Esta será a primeira prova de Froome desde que se soube que tinha acusado positivo num teste de doping, efectuado durante a Volta a Espanha. O ciclista acusou um excesso de Salbutamol, uma substância usada por desportistas asmáticos para servir de broncodilatador e que, dentro de uma certa quantidade, é de uso autorizado. Froome excedeu, segundo a UCI, as 1000ng/ml.
O caso está ainda por resolver, alegando Froome que o uso do medicamente foi puramente por motivos médicos e devido a uma crise aguda de asma. A UCI ainda não se pronunciou sobre um possível castigo, ou não, mas o britânico mostra-se tranquilo. "Estou confiante que vamos saber o que se passou. Sei que a situação criou incerteza e percebo o porquê de haver tanto interesse e especulação."
Christopher Froome tem estado a treinar na África do Sul e poderá apontar à participação no Giro de Itália. Em caso de vitória, seria o primeiro ciclista a vencer as três grandes provas de forma sucessiva. Em 2017 venceu o Tour de França e a Vuelta a Espanha.