Ciclista britânico teve um teste positivo numa análise anti-doping realizada durante a Volta a Espanha.
Corpo do artigo
Chris Froome defendeu-se esta quarta-feira das acusações de doping, depois de ter testado positivo para excesso de Salbutamol, uma substância usada por desportistas asmáticos para servir de broncodilatador e que, dentro de uma certa quantidade, é de uso autorizado.
"É triste ver as ideias erradas sobre atletas e o uso de Salbutamol. A minha esperança é que isto não impeça atletas asmáticos de usar os seus inaladores em situações de emergência por terem medo de ser julgados. Não é caso para estar envergonhado", justificou o ciclista no Twitter.
O ciclista, que venceu a Vuelta, já reagiu e assegurou que sempre seguiu as instruções do médico da Sky, no que toca aos medicamentos para combater a asma, e que não foi diferente desta vez. "É sabido que tenho asma e sei exatamente quais são as regras. Utilizo um inalador para controlar os meus sintomas (sempre dentro dos limites permitidos) e sei, com certeza, que vou submeter-me a testes todos os dias quando sou líder de uma prova. A minha asma piorou durante a Vuelta, pelo que segui os conselhos do médico da equipa para aumentar a minha dose de Salbutamol. Como sempre, tive as maiores precauções para assegurar-me de não utilizar mais do que a dose permitida."