Na quarta etapa do Portugal Rally Series, este fim de semana, presente e futuro encontram-se, com filho de José Pedro Fontes ao volante da icónica marca.
Corpo do artigo
A quarta ronda do Portugal Rally Series, este fim de semana, em Sever do Vouga, vai contar com um apelido familar. Francisco Fontes, filho de José Pedro Fontes e neto de Rufino Fontes, vai alinhar na prova, com o simbolismo de conduzir um Lancia Ypsilon HF Racing Rally6, icónica marca que tem dado os primeiros passos para regressar aos ralis.
Ainda na quarta-feira, foi apresentada uma versão Rally2 do Ypsilon que poderá entrar no WRC no futuro.
“Juntar o nome Fontes, que tem muita história no automobilismo, a uma marca como a Lancia é a oportunidade perfeita para lançar a terceira geração da família”, reagiu o piloto de 18 anos, com carta de condução há apenas sete meses e acabado de se estrear no Rali Constálica Viseu Dão Lafões (31.º), em Vouzela, desejando somar mais quilómetros em Sever, num evento que lhe agrada.
“É um modelo que atrai mais público, mais acessível, e para um piloto que procura quilómetros é uma oportunidade de testar e ganhar experiência. Para mim, quanto mais quilómetros completar, melhor. Fazer quatro passagens no mesmo troço, por exemplo, também me vai permitir melhorar notas, perceber melhor a que velocidade posso levar as curvas e evoluir para o próximo desafio”, explicou.
Fontes ingressou recentemente no curso de Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o que lhe permitiu dar o salto para a competição.
“A minha entrada nos ralis surgiu depois de tentar a seleção do FPAK Junior Team. Não fui escolhido e percebi que ainda tinha muito a evoluir. Mas isso só me deu mais motivação. Falei com o meu pai e acordámos que, se conseguisse entrar no curso, teria a oportunidade de começar a competir”, contou.
Em Sever do Vouga, como em Vouzela, o jovem vai ser navegado pelo experiente Carlos Magalhães.