Francisca Martins "há muito perseguia" ouro por Portugal
Corpo do artigo
A nadadora Francisca Martins assumiu esta quarta-feira que “há muito perseguia” uma medalha de ouro para Portugal, revelando estar “muito feliz” por ter concretizado o objetivo ao vencer os 400 metros livres dos Jogos Mundiais Universitários.
“Estou muito satisfeita, muito feliz, muito agradecida por esta medalha. É a primeira [de ouro] que ganho em competição por Portugal. Já andava a perseguir isto há muito tempo”, reconheceu.
A atleta do FOCA ganhou com um novo recorde nacional, agora fixado em 4.07,50 minutos, garantindo o segundo pódio pessoal, depois de ter sido vice-campeã dos 800 livres e quarta classificada dos 200 livres, igualmente com recorde nacional.
“Ganhava prata, bronze… sentia sempre que não tinha feito a prova perfeita. Hoje consegui. Estava mesmo com muita confiança a nadar, senti força imensa de toda a gente que me apoia. Nos últimos 50 metros dei tudo o que tinha para chegar à frente”, acrescentou.
Francisca Martins disse ter adorado a “experiência” nos Jogos Mundiais Universitários, já que competiu mais “descontraída”, congratulando-se também por ter “gerido bem as emoções e competir bem”.
Quanto ao futuro, espera “trazer mais medalhas” para Portugal, confiando que de futuro os compatriotas podem esperar mais “bons resultados”.
A nadadora está apurada para disputar os Mundiais de Singapura, nos quais a competição pura vai ser disputada entre domingo e 3 de agosto.