A seleção francesa optou por uma equipa "b", deixando de fora de início 12 dos titulares habituais
Corpo do artigo
A seleção francesa masculina de râguebi assumiu esta quinta-feira o comando do grupo A do Campeonato do Mundo França'2023, ao vencer em Lille o Uruguai por 27-12, no seu segundo jogo no torneio.
Os gauleses tinham começado por derrotar, há uma semana, a Nova Zelândia, por 27-13, pelo que passam a somar oito pontos, mais três do que a Itália, que tem cinco. Nova Zelândia, Uruguai e Namíbia ainda não têm pontos.
Atendendo à diferença de potencial entre as duas seleções, a França optou por uma equipa "b" para esta quinta-feira, deixando de fora de início 12 dos titulares habituais, uma aposta que se revelou de risco, já que, aos 54 minutos, os sul-americanos só perdiam por um ponto, 13-12.
A França foi para intervalo já a ganhar, 13-5, muito graças à superioridade física do seu XV, decisiva no ensaio conseguido aos 16 minutos por Antoine Hastory e ao pontapé transformado por Nelvyn Jaminet.
Antes, um ensaio de Nicolás Freitas, colocara o Uruguai na frente, então com 3-5.
17025423
Em vantagem numérica, por amarelo a Romain Taofifenua, o Uruguai inquietou bem os espetadores no estádio Pierre Mauroy aos 33 minutos, com um ensaio de Felipe Etcheverry, que o árbitro anulou. As imagens de vídeo comprovaram um bloqueio fora das regras de jogo de Tomás Inciarte.
Na segunda parte, os sul-americanos começaram a 'assustar' mesmo, quando, aos 54 minutos, um ensaio de Baltazar Amaya e conversão de Felipe Etcheverry deixou o marcador em 13-12.
O sonho uruguaio esfumou-se, no entanto, com mais dois ensaios gauleses, um de Peato Mauvaka e outro de Louis Bielle-Biarrey, a fixar o marcador nos 27-12 finais.
O torneio prossegue em França até final de outubro, disputando-se já na sexta-feira o Nova-Zelândia-Namíbia, para o mesmo grupo.
17023710
A seleção portuguesa vai jogar o Mundial de râguebi pela segunda vez no seu historial, após a histórica presença na competição em 2007, também em França.
Portugal vai disputar o Grupo C, no qual enfrenta o País de Gales (16 de setembro), a Geórgia (23 de setembro), a Austrália (1 de outubro) e as Ilhas Fiji (8 de outubro).
O Mundial de França'2023 decorre até 28 de outubro.