
Charles Léger / FFF
A França e a Croácia garantiram este sábado o acesso às meias-finais do Campeonato da Europa de futsal, após triunfos frente a Ucrânia e Arménia, respetivamente, na abertura dos quartos de final
Na Arena Riga, na Letónia, franceses e ucranianos mediram forças num encontro entre dois conjuntos do pote 1 do sorteio, que se previa equilibrado e que apenas foi decidido no prolongamento, com 4-2 para a França, após o 1-1 aos 40 minutos.
Amine Gueddoura, aos 28 minutos, adiantou os gauleses, que viram Abdessamad Mohammed ser expulso e Yevhenii Zhuk converter uma grande penalidade, aos 30, num duelo arbitrado pelos gémeos portugueses Cristiano Santos e Rúben Santos.
No tempo extra, Souheil Mouhoudine foi o herói da França, ao derrubar a Ucrânia com um "hat-trick", aos 41 minutos, de penálti, 45 e 48, sendo que, até ao fim, a Ucrânia ainda reduziu com mais outra grande penalidade, por Ihor Korsun, aos 48.
Desta forma, a França segue para as meias-finais, onde aguarda pelo vencedor do confronto entre Portugal, bicampeão europeu em título, e Bélgica, agendado para domingo, a partir das 16:00 locais (15:00 em Lisboa), na Arena Stozice, em Liubliana.
Já a Croácia - segunda colocada do Grupo A, atrás da França -, não deu hipóteses à Arménia, que foi a maior surpresa da fase de grupos, com a liderança do Grupo B, e venceu por 3-0, num resultado construído na íntegra durante o primeiro período.
Na Zalgirio Arena, na cidade lituana de Kaunas, um bis de David Mataja, aos três e 16 minutos, e um tento de Niko Vukmur, aos sete, asseguraram a vitória para os croatas, que, nas meias-finais, encontrarão o vencedor do duelo entre Espanha e Itália.
Os espanhóis - recordistas de títulos continentais, com sete em 12 edições, e que nunca ficaram abaixo do pódio - e os italianos jogam a sua partida dos quartos de final no domingo, às 19:30 locais (18:30), no mesmo pavilhão, a seguir ao jogo dos lusos.

