
Mário Vasa
Na celebração do Dia Nacional do Basquetebol
A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) e a Liga Betclic, em representação dos 21 clubes da Liga Portuguesa de Basquetebol, celebraram o Dia Nacional do Basquetebol com a assinatura da Carta de Compromisso do programa Sports for Climate Action, promovido pela UNFCCC - Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas.
A intenção é alinhar toda a comunidade - clubes, atletas, dirigentes e adeptos - com os princípios da responsabilidade ambiental e ação climática.
Nos próximos seis meses, haverá uma avaliação das práticas ambientais de todos os clubes, que servirá de base para um plano de ação climática conjunto.
"A assinatura desta Carta de Compromisso é mais do que um gesto simbólico - é um ponto de partida para uma nova etapa do basquetebol português. O desporto tem o poder de inspirar e de transformar, e cabe-nos liderar pelo exemplo, mobilizando os clubes, os adeptos e as comunidades para uma ação climática efetiva. Queremos que o basquetebol continue a crescer, mas de forma responsável, consciente e sustentável, honrando o compromisso de deixar um futuro melhor para as próximas gerações", afirmou Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol.
Para Tiago Simões, country manager da Betclic, "Esta adesão reforça o compromisso do basquetebol português com a ação climática e com a construção de um futuro mais sustentável para o desporto em Portugal. O basquetebol é muito mais do que um desporto, é um ponto de encontro das comunidades e um instrumento de envolvimento dos jovens. Ao integrarmos esta iniciativa, comprometemo-nos a contribuir para um desporto mais consciente."
A escolha do Dia Nacional do Basquetebol para a assinatura da carta reforça o simbolismo deste momento histórico, ao associar a celebração da modalidade a um compromisso concreto com o futuro.
