Fórmula 3 em Monza: Ivan Domingues faz uma das melhores qualificações da época
Corpo do artigo
O piloto português Ivan Domingues qualificou-se hoje, entre 30 pilotos, no 13.º lugar da grelha de partida para o Grande Prémio de Itália, em Fórmula 3, cujas duas corridas se disputam este sábado e domingo, em Monza. Esta é a segunda melhor qualificação da temporada para o rookie português, depois do 6.º posto em Barcelona — onde venceu a corrida Sprint — e abre perspetivas para a entrada na luta pelos pontos na supercompetitiva categoria que acompanha o circo da Fórmula 1.
Precavendo a habitual confusão em pista, a qualificação de Monza dividiu-se em dois grupos, com Ivan Domingues a entrar na segunda série e a assinar o seu melhor tempo na derradeira tentativa, a apenas quatro décimas do mais rápido, Brad Benavides.
“Apresentámos um excelente ritmo. Na última tentativa fizemos mesmo um primeiro e segundo setores na luta pela pole, mas uma pequena saída na curva 8 acabou por ditar este desfecho. De qualquer modo, mostrámos mais uma vez a nossa velocidade e, nas corridas, vamos procurar entrar na luta pelos pontos para tentar terminar o campeonato da melhor forma. É sempre especial correr em Monza e vou procurar desfrutar ao máximo”, afirmou Ivan Domingues.
Com apenas 19 anos, Ivan Domingues cumpre em 2025 a temporada de estreia na Fórmula 3, destacando-se entre os rookies do pelotão, demonstrando consistência, resiliência e velocidade, e tendo alcançado mesmo um grande resultado com a vitória na corrida Sprint do Grande Prémio de Espanha.
Em Monza, o jovem português enfrenta uma das grelhas mais competitivas do automobilismo mundial, com 30 pilotos em pista e 10 vencedores diferentes nas 18 corridas já disputadas.