Fórmula 1: Verstappen tem o tetra à espera em Las Vegas. Confira as contas do título
Neerlandês da Red Bull será campeão no próximo dia 23 se terminar à frente de Lando Norris ou perder apenas dois pontos
Corpo do artigo
A soberba exibição que lhe valeu a vitória em São Paulo praticamente garantiu o quarto título mundial consecutivo a Max Verstappen, com o piloto da Red Bull a ter muitas possibilidades de o festejar já no próximo dia 23, no noturno Grande Prémio de Las Vegas, que venceu há um ano. Para ser campeão, nem precisa de o fazer.
Ao somar 26 pontos na corrida brasileira, pois à recuperação do 17.º para o primeiro lugar somou o ponto da volta mais rápida, o neerlandês passou a totalizar 393, contra 331 de Lando Norris, seu maior rival. Sendo a diferença de 62 pontos, há um total de 86 por disputar, faltando os Grandes Prémios de Las Vegas, Catar, este com corrida sprint, e Abu Dhabi. Após a corrida norte-americana sobrarão 60, o que facilita as contas.
“O Brasil foi incrivelmente importante, porque estava a contar perder pontos. Mas agora só pensarei fazer corridas limpas, não vou apontar a ser campeão em Las Vegas, nem nada do género”, disse Verstappen em São Paulo, embora sabendo que lhe basta terminar à frente de Norris ou logo a seguir em quase todas as situações, para garantir o tetra a duas corridas do final. As contas do título são as seguintes:
Verstappen será campeão em Las Vegas se:
- Verstappen ficar à frente de Norris
- Norris for segundo e Verstappen terceiro com a volta mais rápida
- Norris for terceiro e Verstappen quarto com a volta mais rápida
- Norris for quarto e Verstappen quinto
- Norris for quinto e Verstappen sexto
- Norris for sexto e Verstappen sétimo
- Norris for sétimo e Verstappen oitavo
- Norris for oitavo e Verstappen nono
- Norris for nono, décimo ou não pontuar