Bateu o neerlandês Max Verstappen (Red Bull) por 0,160 segundos
Corpo do artigo
O piloto britânico George Russell (Mercedes) conquistou a pole position para o Grande Prémio do Canadá de Fórmula 1, 10.ª das 24 rondas do Campeonato do Mundo.
Russell fez a melhor volta ao cair do pano, rodando em 1.10,899 minutos, batendo o neerlandês Max Verstappen (Red Bull) por 0,160 segundos, com o australiano Oscar Piastri (McLaren) em terceiro, a 0,221.
Esta foi a sexta pole position da carreira do britânico, a primeira da temporada.
Russell, que já tinha sido o mais rápido na segunda das três sessões de treinos livres, estabeleceu a melhor volta da qualificação mesmo ao cair do pano, destronando Verstappen do primeiro lugar. O britânico da Mercedes repete, assim, o primeiro lugar da grelha de partida conquistado no ano passado no circuito de Montreal.
“Está tudo bem, tenho mais uns pontos na minha licença para brincar”, atirou, em alusão à penalização sofrida por Verstappen na corrida anterior, em Espanha, depois de um contacto entre os dois.
A grande novidade é mesmo a aparente perda de competitividade da McLaren depois de uma alteração regulamentar promovida pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) às asas dianteiras e traseiras dos monolugares.
Piastri, líder do campeonato, foi apenas o terceiro classificado, a 0,221 segundos do homem da pole, enquanto o companheiro de equipa, o britânico Lando Norris (McLaren) , foi apenas o sétimo mais rápido entre os 10 pilotos que passaram à derradeira fase da qualificação, a Q3.
O britânico Lewis Hamilton foi, desta vez, o melhor dos Ferrari, na quinta posição, atrás do Mercedes do italiano Kimi Antonelli.
O espanhol Fernando Alonso (Aston Martin) tem estado a subir de forma e garantiu uma vaga na Q3, fechando a qualificação na sexta posição, com o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) em oitavo.
A corrida do Grande Prémio do Canadá vai ser disputada no domingo, às 14h00 locais (19h00 em Portugal continental).