Fórmula 1: Red Bull diz que "desastre" de Singapura foi só uma falha na afinação
Christian Horner negou ter sido uma alteração no regulamento a travar, pela primeira vez esta época, o domínio de Verstappen e Perez
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Max Verstappen somou dez triunfos consecutivos e um total de 12, mais dois segundos lugares, em 14 corridas desta época, ficando os dois triunfos restantes e mais seis pódios para o seu colega Sergio Perez, até que em Singapura... os Red Bull se apagaram. A equipa que está embalada para os títulos fez o quinto e oitavo lugares, depois de os seus carros não terem chegado ao grupo dos dez mais rápidos na qualificação.
A má corrida foi premeditada, para animar uma Fórmula 1 em quebra de audiências, um misto de falha e azar, como alegaram Verstappen e o diretor Christian Horner, ou resultado de uma alteração técnica? A resposta não é simples.
"Foi sobretudo um erro de set-up. A nossa simulação antes do fim de semana não nos levou à conclusão certa e ao ficarmos na janela errada isso expôs algumas fraquezas do carro", contou Horner, achando que a derrota de Singapura foi "uma lição muito útil para o próximo ano".
A explicação contraria a ideia do rival Lewis Hamilton, para quem "todos estão a melhorar e eles já a trabalhar no carro da próxima época, até porque têm menos tempo no túnel de vento". "Mas isso deve ser só um dos motivos", completou o piloto da Mercedes.
Mais sério, para a Red Bull, seria a quebra de andamento dever-se à limitação regulamentar nas asas e fundos do carro flexíveis, hipótese colocada logo no sábado, perante a qualificação desastrosa - desde 2018 que a equipa não tinha nenhum carro na Q3. "Isso não mudou nada no nosso carro", garantiu Horner, lembrando que, por vezes, a equipa dominadora tem um apagão, "como aconteceu na era da Mercedes".
Sobra ainda o argumento de Max Verstappen, o da falta de sorte "com o safety car e uma estratégia alternativa em que tudo tinha de correr bem, o que não aconteceu". O bicampeão mundial garante que no próximo fim de semana, no Japão, "vamos ser rápidos", pelo que os Red Bull só terão mesmo dado... uma hipótese aos outros.
Títulos mundiais vão ser já a seguir
A má corrida de Singapura adiou a conquista do título mundial de Construtores por parte da Red Bull - tem 597 pontos, contra 289 da Mercedes -, que agora pode ser festejado domingo em Suzuka.
Já o tricampeonato de Max Verstappen ainda não chegará no Japão, mesmo que some o máximo de pontos e Perez fique a zero, mas será provável a 8 de outubro, no Catar, onda haverá ainda uma corrida Sprint. A confirmar-se, o neerlandês festejará faltando cinco Grande Prémios desta época, dois deles com Sprint.