Fórmula 1: pole position do Grande Prémio de Portugal é para Valtteri Bottas
Finlandês da Mercedes tirou a chance de Lewis Hamilton fazer a 100.ª pole position
Corpo do artigo
O finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) arrecadou este sábado a pole position do Grande Prémio de Portugal, a terceira corrida do Mundial de Fórmula 1.
O piloto da Mercedes teve como volta mais rápida 1m18,348s, com apenas 0,007s de vantagem sobre Lewis Hamilton, tirando ao britânico a possibilidade de fazer em Portugal a 100.ª pole da carreira. Para Bottas é a 17.ª vez que vai largar da frente da grelha de partida.
Com dificuldades, depois de ter dominado a terceira sessão de treinos livres, Max Verstappen (Red Bull) ainda subiu a terceiro, conseguindo apenas marcar tempo quando faltavam menos de três minutos para o final da Q3.
Sergio Pérez, também da Red Bull, vai largar de quarto, ficando à frente do Ferrari de Carlos Sainz, que, pela primeira vez esta época, vai sair à frente de Charles Leclerc (8.º).
Na qualificação 3, as maiores surpresas foram Esteban Ocon (Alpine) e Sebastian Vettel (Aston Martin) - o alemão já não atingia esta fase há 15 corridas!
Antes, as maiores surpresas foram George Russell, que chegou a 11.º pela primeira vez, ficando pela Q2 por apenas 0,057s.
Daniel Ricciardo (McLaren) e Lance Stroll (Aston Martin) surpreenderam pela negativa, não passando da Q1, o que já não lhes acontecia desde 2019.
Aqui fica a grelha de partida do GP de Portugal, que se realiza este domingo, a partir das 15h00.
1388511334157926400