Trocado por Yuki Tsunoda na Red Bull, Liam Lawson é o quinto piloto a cair por ser colega do campeão
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Na Fórmula 1 é conhecida como “maldição Verstappen”, mas nunca, em dez épocas, se manifestara tão cedo. A falta de adaptação a carros feitos para o estilo de condução do neerlandês levou ontem a Red Bull a confirmar o que O JOGO adiantara logo após o Grande Prémio da China: o neozelandês Liam Lawson vai regressar à Racing Bulls, cedendo o lugar a Yuki Tsunoda no Japão, terceira corrida da época, a 6 de abril. É o quinto piloto a perder o lugar ao lado do tetracampeão.
“Era difícil ver o Liam em dificuldades com o RB21 e por isso tomamos a decisão de fazer uma troca antecipada”, explicou Christian Horner, diretor da Red Bull. Lawson foi 18.º na qualificação da Austrália e desistiu na corrida, foi último nas duas grelhas da China e 14.º e 12.º nas corridas sprint e principal. Antes dele, Pierre Gasly só resistiu 12 corridas ao lado de Verstappen, Daniel Ricciardo saiu após uma primeira época a ganhar e duas a perder, Alex Albon aguentou ano e meio e Sergio Pérez, após quatro épocas de boa colaboração, foi dispensado com uma indemnização de milhões. Lawson era a aposta, mas nunca se adaptou nem repetiu o que mostrara com o Racing Bull.
A explicação para a “maldição” dos colegas vai além dos fantásticos dotes de condução de Verstappen e foi revelada por Alex Albon, num texto escrito há dois anos pelo tailandês: “O carro está configurado de forma única, construído em torno do piloto principal, o Max. E percebo perfeitamente porquê. Ele pode ser o maior piloto de todos os tempos. Mas tem um estilo de condução muito distinto”. Horner, em entrevista à Sky Sports, deu mais detalhes. “O Max quer uma dianteira responsiva. A consequência é que a traseira fica solta à entrada das curvas e é aí que ele se destaca. Tem sempre aderência. É claro que a equipa segue a direção do seu piloto mais rápido”, disse o dirigente. O atual RB21, além de ser “bicudo” - termo da gíria dos pilotos -, tem problemas de equilíbrio apontados pelo próprio Verstappen, que o coloca atrás de McLaren, Mercedes e Ferrari. Tsunoda, é de temer, vai receber um presente envenenado...