Após quebrar os regulamentos de velocidade nos Países Baixos
Corpo do artigo
O piloto inglês Lewis Hamilton (Ferrari), heptacampeão mundial de Fórmula 1, foi penalizado em cinco posições na grelha de partida do Grande Prémio de Monza, após quebrar os regulamentos de velocidade no domingo em Zandvoort, nos Países Baixos.
“Lewis Hamilton recebeu uma penalização de cinco posições na grelha para a corrida em Monza, depois de ter sido considerado culpado de violação da bandeira amarela antes do GP dos Países Baixos”, pode ler-se numa nota publicada no sítio oficial da competição.
Lewis Hamilton abandonou o GP dos Países Baixos, 15.ª etapa do Mundial, na sequência de um despiste na terceira curva da 23.ª de 72 voltas, antes de o monegasco Charles Leclerc, seu companheiro de equipa, colidir no mesmo setor da pista com o italiano Kimi Antonelli (Mercedes), fazendo com que os dois pilotos da Ferrari não concluíssem a prova.
Antes do início da corrida, e de acordo com os comissários, Hamilton não reduziu de forma significativa a velocidade do seu monolugar face à presença de duplas bandeiras amarelas, que vigoraram durante as voltas de formação, à saída da 14.ª e última curva do circuito de Zandvoort, de forma a garantir a segurança dos pilotos na grelha de partida.
“As diretrizes para tal infração normalmente resultariam numa sanção de 10 posições na grelha na corrida seguinte. No entanto, considerando que o piloto tentou diminuir a velocidade e travar antes do previsto, levamos isso em consideração como circunstâncias atenuantes e impusemos uma penalidade de cinco lugares”, explicaram.
Recordista de títulos de Fórmula 1, com os mesmos sete do alemão Michael Schumacher, Hamilton seguia na sexta posição aquando do despiste no GP dos Países Baixos, onde o australiano Oscar Piastri (McLaren), líder do Mundial de pilotos, logrou a sétima vitória da temporada.
Além da sanção de cinco posições no GP de Monza, o inglês, de 40 anos, foi penalizado em dois pontos na tabela geral, somando agora 109, 200 abaixo de Piastri, numa altura em que é sexto colocado, a nove etapas do fim do Campeonato do Mundo de Fórmula 1.
Detentor de mais de vitórias (105), pódios (202) e pole positions (104) na história da modalidade, Hamilton vai competir pela primeira vez com a Ferrari em Monza no próximo fim de semana, num dos dois autódromos italianos habitualmente presentes no calendário.
A Ferrari ganhou o GP de Itália em 2024, por Charles Leclerc, e é a mais bem-sucedida em Monza, considerado o tempo da velocidade, ao somar 21 êxitos em corridas de Fórmula 1, acima dos 11 da McLaren, sua principal perseguidora nessa contabilidade.