O JOGO apresenta-lhe uma análise completa da nova época, equipa a equipa
Corpo do artigo
A nova época de Fórmula 1 é a primeira sem trocas de pilotos nem de carros, alterando-se apenas as designação de duas equipas, por mudanças de patrocínios. Max Verstappen surge como favorito à conquista do tetracampeonato, mas Mercedes e Ferrari já deram indicações de estar mais perto da Red Bull, o que pode fazer deste um Mundial mais interessante. A meio da tabela também há ambições acrescidas, mas o melhor é verificar, equipa a equipa, o que cada uma pode valer.
RED BULL
País: Reino Unido
Chassis: RB20; Motor: Honda RBPT
Objetivos: Levar Max Verstappen ao tetracampeonato e revalidar o título de construtores. As 21 vitórias em 22 corridas são um recorde difícil de repetir, mas o Red Bull deverá conservar parte da vantagem tecnológica que exibiu em 2023.
#1 Max Verstappen
Estreia na F1: 2015
Idade 26; Naturalidade Hasselt (Bélgica)
Corridas 185; Pódios 98; Vitórias 54
Títulos 3 (2021, 2022, 2023)
#11 Sergio Pérez
Estreia na F1: 2011
Idade 34; Naturalidade Guadalajara (México)
Corridas 258; Pódios 35; Vitórias 6
Melhor resultado 2.º (2023)
MERCEDES
País: Reino Unido
Chassis: W15; Motor: Mercedes
Objetivos: Somar vitórias, o que não aconteceu em 2023, voltar a lutar pelo título de construtores e tentar levar Hamilton ou Russell ao segundo lugar final, pelo menos. Os primeiros treinos deram uma indicação de que o pesadelo das duas últimas épocas terminou.
#44 Lewis Hamilton
Estreia na F1: 2007
Idade 39; Naturalidade Stevenage (Inglaterra)
Corridas 332; Pódios 197; Vitórias 103
Títulos 7 (2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019, 2020)
#63 George Russell
Estreia na F1: 2019
Idade 26; Naturalidade King's Lynn (Inglaterra)
Corridas 104; Pódios 11; Vitórias 1
Melhor resultado 4.º (2022)
FERRARI
País: Itália
Chassis: SF-24; Motor: Ferrari
Objetivos: Muito semelhantes aos da Mercedes, para a qual perdeu o segundo lugar nos Construtores por três pontos, embora tenha ganho uma corrida, com Carlos Sainz. O espanhol sairá no final da época, para dar o lugar a Hamilton, pelo que não espantará se Leclerc surgir, em definitivo, como líder da equipa. Os testes de pré-época revelaram uma Ferrari mais próxima da Red Bull.
#16 Charles Leclerc
Estreia na F1: 2018
Idade 26; Naturalidade Monte Carlo (Mónaco)
Corridas 125; Pódios 30; Vitórias 5
Melhor resultado 2.º (2022)
#55 Carlos Sainz
Estreia na F1: 2015
Idade 29; Naturalidade Madrid (Espanha)
Corridas 185; Pódios 18; Vitórias 2
Melhor resultado 5.º (2021, 2022)
MCLAREN
País: Reino Unido
Chassis: MCL38; Motor: Mercedes
Objetivos: Um novo túnel de vento pode ajudar na aproximação às três equipas da frente e prolongar a espantosa melhoria verificada a meio da época passada e que rendeu nove pódios. A jovem dupla de pilotos é das mais entusiasmantes da atualidade.
#4 Lando Norris
Estreia na F1: 2019
Idade 24; Naturalidade Bristol (Inglaterra)
Corridas 104; Pódios 13; Vitórias -
Melhor resultado 6.º (2021)
#81 Oscar Piastri
Estreia na F1: 2023
Idade 22; Naturalidade Melbourne (Austrália)
Corridas 22; Pódios 2; Vitórias -
Melhor resultado 9.º (2023)
ASTON MARTIN
País: Reino Unido
Chassis: AMR24; Motor: Mercedes
Objetivos: Alonso abriu a época passada com seis pódios nas primeiras oito corridas, proeza que parece difícil de repetir, embora os testes e os primeiros treinos no Barém indiquem que a evolução da ambiciosa equipa se mantém. A meta final do pai e patrão Stroll é, recorde-se, lutar pelo título.
#14 Fernando Alonso
Estreia na F1: 2001
Idade 42; Naturalidade Oviedo (Espanha)
Corridas 380; Pódios 106; Vitórias 32
Títulos 2 (2005, 2006)
#18 Lance Stroll
Estreia na F1: 2017
Idade 25; Naturalidade Montréal (Canadá)
Corridas 143; Pódios 3; Vitórias -
Melhor resultado 10.º (2023)
ALPINE
País: Reino Unido
Chassis: A524; Motor: Renault
Objetivo: Uma última época conturbada, com dois pilotos franceses que não se dão bem, levou à saída do diretor da equipa, Otmar Szafnauer, e deixou dúvidas sobre o plano de cinco anos para regressar às vitórias. Os testes foram desapontantes, tal como os primeiros treinos no Barém, pois o carro parece pesado e sem grande andamento.
#31 Esteban Ocon
Estreia na F1: 2016
Idade 27; Naturalidade Évreux (França)
Corridas 133; Pódios 3; Vitórias 1
Melhor resultado 8.º (2017, 2022)
#10 Pierre Gasly
Estreia na F1: 2017
Idade 28; Naturalidade Rouen (França)
Corridas 130; Pódios 4; Vitórias 1
Melhor resultado 7.º (2019)
WILLIAMS
País: Reino Unido
Chassis: FW46; Motor: Mercedes
Objetivos: A interessante evolução da última época e os primeiros treinos desta revelam ser possível a meta modesta – ser a melhor equipa do segundo pelotão. Com James Vowles, que chegou da Mercedes, a revelar-se o diretor certo, o problema estará no desequilíbrio entre os pilotos; Alex Albon é dos melhores da grelha, Sargeant ainda só mostrou ser um piloto que traz dinheiro.
#27 Alexander Albon
Estreia na F1 2019
Idade 27; Naturalidade Tailândia
Corridas 81; Pódios 2; Vitórias -
Melhor resultado 7.º (2020)
#2 Logan Sargeant
Estreia na F1 2023
Idade 23; Naturalidade Fort Lauderdale (EUA)
Corridas 22; Pódios -; Vitórias -
Melhor resultado 21.º (2023)
VISA CASH APP RB
País: Itália
Chassis: VCARB 01; Motor: Honda RBPT
Objetivos: Começou como Toro Rosso, passou a AlphaTauri e mudou para a terceira e ainda mais estranha designação, embora representando a entrada de dinheiro que não o da Red Bull. Os primeiros testes e treinos deram bons sinais e, prevendo-se que Ricciardo passe a superar Tsunoda, a meta de pontuar com regularidade parece ao alcance.
#22 Yuki Tsunoda
Estreia na F1: 2021
Idade 23; Naturalidade Sagamihara (Japão)
Corridas 66; Pódios -; Vitórias -
Melhor resultado 14.º (2021, 2023)
#3 Daniel Riccardo
Estreia na F1: 2011
Idade 34; Naturalidade Perth (Austrália)
Corridas 239; Pódios 32; Vitórias 8
Melhor resultado 3.º (2014, 2016)
STAKE KICK SAUBER
País: Suíça
Chassis: C44; Motor: Ferrari
Objetivos: A Sauber trocou o patrocínio da Alfa Romeo por estar em transição até à chegada da Audi, que a partir de 2026 mudará radicalmente a equipa suíça. O diretor técnico vindo da McLaren, James Key, parece agradar aos pilotos, mas pelas primeiras indicações do Barém continuará a ser difícil fugir aos últimos lugares.
#77 Valtteri Bottas
Estreia na F1: 2013
Idade 34; Naturalidade Nastola (Finlândia)
Corridas 222; Pódios 67; Vitórias 10
Melhor resultado 2.º (2019, 2020)
#24 Zhou Guanyu
Estreia na F1: 2022
Idade 24; Naturalidade Shanghai (China)
Corridas 44; Pódios -; Vitórias -
Melhor resultado 18.º (2022, 2023)
HAAS
País: EUA
Chassis: VF-24; Motor: Ferrari
Objetivos: O popular diretor da equipa norte-americana, Guenther Steiner, deu lugar ao discreto japonês Ayao Komatsu, que se apresentou com ambições modestas. O novo carro parece entender-se melhor com os pneus do que o anterior, a dupla de pilotos tem provas dadas, mas fugir aos últimos lugares será um desafio, apesar da boa entrada nos treinos do Barém.
#20 Kevin Magnussen
Estreia na F1 2014
Idade 31; Naturalidade Roskilde (Dinamarca)
Corridas 164; Pódios 1; Vitórias -
Melhor resultado 9.º (2018)
#27 Nico Hulkenberg
Estreia na F1 2010
Idade 36; Naturalidade Emmerich (Alemanha)
Corridas 206; Pódios -; Vitórias -
Melhor resultado 7.º (2018)