As grandes mudanças na Fórmula 1 para 2026 podem não se ficar pelos regulamentos, pois a Aston Martin procura um piloto para lutar pelo título. Não convenceu Verstappen, tenta agora Russell.
Corpo do artigo
George Russell, inglês de 27 anos que venceu o Grande Prémio do Canadá e ocupa a quarta posição no Mundial de Fórmula 1, pode trocar a Mercedes pela Aston Martin na próxima temporada, adiantou o “Motorsport.com”. A equipa de Lawrence Stroll, que tem o famoso projetista Adrian Newey a desenhar o carro de 2026 e terá motores Honda, estando apostada em chegar ao título, terá desistido da corrida por Max Verstappen – assediado pela Mercedes –, virando-se para uma contratação mais simples.
George Russell, com quatro vitórias em sete épocas de F1, mas destacando-se este ano com cinco pódios em dez corridas, diz estar “a pilotar como nunca e tendo ainda mais para dar”. “Sinto-me capaz de lutar pelo título mundial e estou a gostar do meu momento atual”, disse o inglês em Montreal, após bater Max Verstappen, garantindo não estar “magoado” por ainda não ter renovado, nem “preocupado com o próximo ano”. “Sei que vou estar na grelha”, afirmou.
O inglês, dizendo ser “leal à Mercedes”, que o lançou na F1, acabou por fazer revelações: “Não tenho qualquer ressentimento com as conversas que estão a decorrer, especialmente em relação ao Max, porque se não existissem contratos ele seria o alvo número um para qualquer equipa”. Na Mercedes, Toto Wolff afirma querer Russell, e teme ser obrigado a desistir de Verstappen, caso se confirme que a cláusula que permite ao tetracampeão deixar a Red Bull (tem contrato até 2028) expira caso ele chegue ao final deste mês entre os quatro primeiros do Mundial. Atual terceiro, essa posição já está garantida.A outra dúvida, caso a Aston Martin avance mesmo por Russell – e dinheiro não será problema, pois o inglês, com 13 milhões de euros anuais, é o sexto mais bem pago da grelha –, será descobrir quem sai. Fernando Alonso tem contrato até ao final de 2026, Lance Stroll, como filho do patrão, é “vitalício”. Mas este será o lado para que Lawrence Stroll dorme melhor...