Fórmula 1: AlphaTauri pode ser vendida e Andretti-Cadillac está interessada
Equipa italiana foi a rampa de lançamento dos maiores pilotos da Red Bull, que se diz pretender entre 600 e 700 milhões de euros para a ceder
Corpo do artigo
A Red Bull quer reduzir os custos na Fórmula 1 e equaciona vender a AlphaTauri, sua segunda equipa desde que, em 2006, comprou por cerca de 7,5 milhões de euros a italiana Minardi, batizando-a na altura como Toro Rosso.
A Andretti, que quer entrar na F1 aliada à Cadillac, é dada como interessada, até porque isso pode permitir antecipar o acesso, já que novas equipas só estão previstas para 2026, ano de novos regulamentos.
Andretti ainda não confirmou o interesse e consta-se que a Red Bull pretende valores entre 600 e 700 milhões de euros. Em contrapartida, comprar uma equipa já existente permite poupar a taxa de inscrição, fixada em 200 milhões de dólares (20 milhões para cada uma das equipas atuais).
Para a Red Bull, perder a AlphaTauri será um golpe na escola de formação que o falecido fundador, Dietrich Mateschitz, adorava. Foi pela equipa italiana que passaram Sebastian Vettel, Max Verstappen, Daniel Ricciardo, Pierre Gasly e Alexander Albon antes de chegarem à Red Bull, além de Carlos Sainz, que depois passou para Renault, McLaren e Ferrari.