Feito protagonizado por Tiago Ferreira
Corpo do artigo
Tiago Ferreira não se limitou a passar um dia igual a qualquer um outro, daí que esta quinta-feira possa dizer que subiu duas vezes ao topo do Evereste, a mais alta das montanhas dos Himalaias, em apenas 24 horas. E sem sair de São Pedro do Sul.
O feito deste português de grandes feitos foi alcançado numa bicicleta todo terreno e decorreu, na realidade, nas imediações da aldeia de Gourim, em São Pedro do Sul, onde percorreu diversas vezes um um circuito florestal com 214 metros de desnível. O novo recorde do Mundo, alcançado esta quinta-feira, aguarda agora validação oficial.
Tudo começou às 10 horas de quarta-feira e durante o dia as temperaturas chegaram aos 40 graus centígrados . de noite "apenas" 15 graus -, nada que impedisse Tiago Ferreira de cumprir 83 subidas com 214 metros de desnível, ou seja, superando o equivalente à ascensão de duas subidas ao monte Evereste (17753 metros). No total, foram 247,5 quilómetros em pistas de terra e xisto.
"Estou muito feliz por ter conseguido este objetivo! Pensei que a fase da noite seria a mais complicada, mas acabou por ser a madrugada a trazer o maior peso do cansaço, sobretudo com dores nas mãos e nos pés. Mas nunca pensei em desistir, estava muito bem preparado e tudo correu de feiçã. Vou parar pelo menos três ou quatro dias até voltar a conseguir subir para a bicicleta. Depois segue a preparação normal, pois conto regressar às competições da UCI já em agosto", concluiu o especialista em BTT de longas distâncias, Tiago Ferreira, de 31 anos.