Clássica que vai para a estrada a 10 de fevereiro está a registar um crescimento exponencial e a animar toda a Figueira da Foz. Coincidindo com o Carnaval, a prova vai ter samba em “Trio Elétrico”.
Corpo do artigo
As Escolas de Samba da Figueira da Foz vão dançar num “Trio Elétrico” - camião com aparelhos de som - que andará na frente da caravana publicitária, os hotéis, estabelecimentos comerciais e de restauração estão a criar iniciativas e a associar-se como parceiros e a expectativa cresce ante a presença de um pelotão de qualidade rara. A “Figueira Champions/Casino Figueira”, que a 10 de fevereiro terá 210 quilómetros, é um êxito a mais de um mês de distância e já obriga os organizadores a calcular os próximos passos.
Ao subir ao escalão ProSeries - segundo mais elevado a nível mundial - logo ao segundo ano de existência, a corrida da Figueira da Foz teve uma adesão inusitada por parte das maiores equipas. Entre as 23 inscritas, mais cinco do que na edição inaugural, há dez do World Tour e quatro ProTeams, o que deixou no limite o espaço para as nove continentais portuguesas, o terceiro escalão internacional. A Volta ao Algarve tem sentido o mesmo problema, mas é uma corrida por etapas e admite 25 formações.
“Trata-se de um esforço para a organização ter as nove equipas portuguesas presentes, e em termos financeiros não sabemos se nos próximos anos isso será possível, face à grande procura das estruturas Word Tour”, admite Carlos Pereira, diretor geral da prova, equacionando já uma solução: “Caso o crescimento se mantenha, as equipas portuguesas serão convidadas através do ranking das cinco melhores, sendo este o critério a usar para fazer a seleção”.
O crescimento exponencial da clássica, que terá O JOGO como jornal oficial, estará patente na categoria de equipas como UAE Emirates, líder mundial e a alinhar com João Almeida, Rui Oliveira e António Morgado, Soudal-Quick Step (3.ª), vencedora do ano passado com Casper Pedersen, Lidl-Trek (5.ª), Alpecin-Deceuninck (7.ª), que tem Mathieu van der Poel como hipótese, EF-EasyPost (11.ª), a estrear Rui Costa e novas cores, e Movistar (12.ª), de Ruben Guerreiro e Nelson Oliveira.
EQUIPAS INSCRITAS
World Tour
Lidl-Trek (EUA), Alpecin-Deceuninck (Bélgica), Team dsm-firmenich PostNL (Países Baixos), Astana Qazaqstan Team (Cazaquistão), Arkéa-B&B Hotels (França), Intermarché-Wanty (Bélgica), Movistar Team (Espanha), EF Education-EasyPost (EUA), Soudal-Quick Step (Bélgica) e UAE Team Emirates (Emirados Árabes Unidos).
ProTeams
Tudor Pro Cycling Team (Suíça), Equipo Kern Pharma, Euskaltel-Euskadi e Caja Rural-Seguros RGA (Espanha).
Continentais
ABTF Betão-Feirense, AP Hotels-Tavira, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Credibom-LA Aluminios-Marcos Car, Efapel Cycling, Kelly-Simoldes-UDO, Rádio Popular-Paredes-Boavista, Sabgal-Anicolor e Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua