FEUP apresenta “Atlântico”, o primeiro barco solar com casco de fibras naturais feito por estudantes
O Atlântico fará a sua estreia competitiva no Portugal Boat Challenge, em setembro, seguindo depois para a Sardinia Innovative Boat Week, em outubro
Corpo do artigo
A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai apresentar esta quinta-feira, a partir das 17 horas, no auditório José Carlos Marques dos Santos, o “Atlântico” — o primeiro protótipo de barco solar da FEUP Academic Solar Team (FAST), pioneiro em Portugal pelo uso exclusivo de fibras naturais no casco.
Combinando inovação e sustentabilidade, o “Atlântico” integra soluções como um sistema de transmissão sem engrenagens, estruturas em cortiça e fibra de linho, e hidrofoils, que permitem levantar a embarcação acima da água e triplicar a eficiência energética a certas velocidades.
Criada em novembro de 2023, a FAST reúne estudantes de várias áreas da engenharia e tem como missão provar que a transição para um transporte marítimo mais sustentável é possível. “Podermos levar um barco produzido em Portugal a competições internacionais, com a ajuda de empresas portuguesas, é algo de que nos enche de orgulho”, destaca João Alegre, líder da equipa, recentemente distinguido com o Prémio de Cidadania Ativa da Universidade do Porto.
O “Atlântico” fará a sua estreia competitiva no “Portugal Boat Challenge”, em setembro, seguindo depois para a “Sardinia Innovative Boat Week”, em outubro. Antes disso, haverá uma demonstração pública no Porto de Leixões, em agosto. Esta é a primeira equipa do Norte a desenvolver uma embarcação deste tipo e apenas a segunda no país.